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Conheça o nosso Virtus

Sedã derivado do Polo começa a ser vendido a partir de R$ 59.990, mas versões turbo partem de R$ R$ 73.490. Espaço e equipamentos de segurança são destaque; cabine não anima.


Queijo e goiabada, arroz e feijão são ótimos exemplos de duplas que são preferência nacional. Ainda que não produza alimentos, a Volkswagen espera que outra dobradinha, composta por Polo e Virtus, alcance o mesmo nível de sucesso.

Neste menu degustação, o primeiro “prato” foi o Polo, que começar a se destacar nas vendas. O segundo chega agora com a versão sedã, que tem nome e proposta diferentes, mas carrega carga semelhante de responsabilidade.

O Virtus vai partir de R$ 59.990, mas, com o motor turbo começa em R$ 73.490.

O Virtus segue a receita do cardápio enxuto da Volkswagen. A versão de entrada é equipada com motor 1.6 de 117 cavalos e câmbio manual de 5 marchas. As outras duas possuem 1.0 turbo de 128 cv acoplado ao câmbio automático de 6 marchas.

Quem é ele na Volkswagen?

O Virtus chega para preencher a lacuna que existe entre o Voyage e o Jetta. Mas, pelo menos em porte e nível de equipamentos, o novo sedã se aproxima do modelo médio, que ganhou nova geração e ficou maior.

Volkswagen Virtus e seus “irmãos” da Volkswagen (Foto: Infografia: Roberta Jaworski/G1)

Com 4,48 metros de comprimento, 2,65 m entre-eixos e porta-malas com capacidade para 521 litros, ele é só 18 cm mais curto do que o Jetta atual. O entre-eixos é idêntico, e o compartimento de cargas do Virtus é até 11 litros maior.

Porta-malas do Virtus acomoda até 521 litros (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Credenciais apresentadas, chama a atenção a boa oferta de espaço interno.

No banco traseiro, um passageiro de 1,75 metro consegue praticamente dobrar as pernas. O assento acomoda bem 2 adultos na largura. O terceiro tem bom espaço para as pernas, mas o assento é um pouco mais curto do que os laterais.

E os rivais?

A chave para oferecer espaço de sedã médio com uma carroceria menor está na plataforma MQB A0, já utilizada pelo Polo em uma versão mais curta. A versatilidade dela coloca o Virtus em vantagem diante de boa parte de seus concorrentes.

Concorrentes Volkswagen Virtus (Foto: Infografia: Roberta Jaworski/G1)

Falando neles, o Virtus vai encarar sedãs diversos. A versão de entrada, que deve representar 30% das vendas, chega para rivalizar com Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S – rivais em comum com o próprio Voyage. Tudo isso na casa dos R$ 60 mil, que é o preço inicial, o do Virtus com motor sem turbo 1.6 litro.

Desempenho é ponto forte do Volkswagen Virtus (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Já as opções mais caras, com motor turbo, que, segundo a montadora, responderão por 70% das vendas, terão embates com Honda City (que muda em fevereiro) e Chevrolet Cobalt.

O Virtus 1.0 turbo traz, de série, freio a disco nas 4 rodas e controles de tração a estabilidade. Ele é o único modelo entre os rivais a oferecer tais recursos de segurança.

Sedã do Polo

Foi com este conjunto que o G1 avaliou o sedã em um autódromo e em um trecho rodoviário no interior de São Paulo.

Volkswagen Virtus 1.0 turbo só terá opção de câmbio automático (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Os centímetros extras no comprimento fizeram bem ao Virtus.

O sedã é mais equilibrado e obediente do que o Polo, que, por sinal, já é um carro bem acertado.

E, assim como no hatch, a suspensão agrada por não ser rígida demais, como é usual da fabricante alemã.

Motor 1.0 turbo do Volkswagen Virtus entrega 128 cv (Foto: Marcelo Brandt/G1)

O motor 1.0 turbo garante desempenho mais que satisfatório, colocando o Virtus entre os sedãs mais ágeis do mercado.

Ainda que a proposta do carro não seja a esportividade, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, segundo a marca.

O câmbio automático de 6 marchas não compromete, e poderia ser um pouco menos indeciso em baixas velocidades.

Ele também permite trocas manuais, feitas por meio de aletas atrás do volante.

 

 

Conteúdo de cada versão

  • 1.6 MSI

Alarme, ar-condicionado, computador de bordo, fixação Isofix, rádio com entrada USB, travas e vidros elétricos e 4 airbags (frontais, obrigatórios e laterais).

Opcionais

Connect Pack: central multimídia, volante multifuncional, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve de 15 polegadas e sensor de estacionamento traseiro.

Safety Pack: controles de tração e estabilidade.

  • 1.0 TSI Comfortline

Mesmos itens da 1.6 MSI, mais controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas, volante com ajustes de altura e profundidade, retrovisores elétricos, central multimídia, rodas de 15 polegadas e volante multifuncional.

Opcionais

Pacote Tech 1: acesso sem chave e partida por botão, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro, retrovisor interno antiofuscante, rodas de 16 polegadas, sensores de luz e chuva e aletas para trocas de marcha no volante.

Pacote Tech 2: mesmos itens do Tech 1, mais indicador de pressão dos pneus, porta-malas com ajuste de espaço, ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, frenagem pós-colisão e porta-luvas refrigerado.

  • 1.0 TSI Highline

Mesmos itens da Comfortline, mais acesso sem chave e partida por botão, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado digital e luz de condução diurna em LED.

Opcionais

Bancos de couro, banco do passageiro dianteiro rebatível, rodas de 17 polegadas.

Pacote High: sensor de estacionamento dianteiro, indicador de pressão dos pneus, porta-malas com ajuste de espaço, câmera de ré, detector de fadiga, frenagem pós-colisão, retrovisor interno antiofuscante, porta-luvas refrigerado, sensores de luz e chuva e quadro de instrumentos digital.

Volkswagen Virtus (Foto: Marcelo Brandt/G1)

 

Virtus é bem maior do que o ‘irmão’ Polo (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Fonte: G1/Auto Esporte