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Teste: Volkswagen Passat 2018

Sedã ganhou central multimídia com controle por gestos e ficou mais barato na linha 2018. Tudo para a Volks aumentar a participação no segmento de luxo


Volksvagen Passat 2018 (Foto: Divulgação)

O anúncio foi inusitado e causou muita estranheza. O luxuoso Volkswagen Passat – o sedã mais requintado da marca no Brasil – agora vem com a central multimídia mais moderna da fabricante no mundo, não perdeu nenhum dos equipamentos disponíveis anteriormente e ficou bem mais barato: agora custa R$ 164.620 contra R$ 178.310 antes. Ou seja, uma redução de quase R$ 13,7 mil! Como pode?

“Isso foi conseguido graças a um grande esforço, no qual reduzimos tudo o que pudemos em termos de margem de lucro”, explicou Gustavo Schmidt, vice-presidente de marketing e vendas da Volkswagen do Brasil. A aposta é clara: recuperar o investimento com o aumento de vendas, já que, embora não tenha revelado qual é a evolução que a fabricante espera registrar na comercialização do Passat, Schmidt afirmou que o objetivo é “vender muito mais que no ano passado. Talvez o dobro”. Em 2017, de acordo com a Fenabrave, foram 545 unidades.

Volksvagen Passat 2018 (Foto: Divulgação)

A nova estratégia da Volkswagen do Brasil não se limita ao Passat. A linha premium da marca no país também está mais enxuta, já que os modelos Fusca e CC deixaram de ser oferecidos. A ideia é conseguir mais volume com um portfólio menor. Gustavo Schmidt lembrou que, até o ano passado, a montadora oferecia 141 combinações possíveis para seis modelos premium, enquanto a partir de agora, serão 34 combinações para quatro automóveis (Jetta, Passat, Tiguan e Touareg).

Para o consumidor, o melhor desse novo plano se reflete na oferta da linha Passat 2018, que não traz novidade, seja na parte mecânica ou na visual. O sedã mais luxuoso da marca no Brasil continua impressionando com seu estilo sóbrio e elegante, além de oferecer desempenho muito mais do que satisfatório, graças ao belo conjunto formado pelo motor 2.0 TSI a gasolina, capaz de entregar 220 cv e 35,7 kg fm e o câmbio robotizado de dupla embreagem (DSG) com seis marchas e opção de trocas manuais por meio de borboletas junto ao volante.

O conforto é outro destaque. Os 2,79 metros de entre-eixos proporcionam uma cabine bastante espaçosa, mesmo para quem viaja no banco traseiro. Bancos de couro, ar-condicionado automático com três zonas, tampa do porta-malas com abertura por gesto (com o pé) e chave presencial são alguns dos itens de série disponíveis. O único opcional do Passat – que é vendido somente na versão Highline – é o teto solar com acionamento elétrico.

Volksvagen Passat 2018 (Foto: Divulgação)

Além do preço menor, outra novidade interessante no Passat 2018 é a nova central multimídia que pode ser controlada por gestos. Anunciado como “o mais moderno da Volkswagen no mundo”, o equipamento, na prática, não impressiona tanto. O usuário pode correr as estações de rádio memorizadas, por exemplo, mas precisa tocar na tela para selecionar a desejada.

Se estiver ouvindo música a partir de uma fonte externa (pendrive, por exemplo) pode avançar ou retroceder as faixas. Nada muito revolucionário. Mais prático mesmo é o menu que surge na tela quando a mão se aproxima da tela (o que já acontecia anteriormente).

Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema autônomo de frenagem de emergência, controle de estabilidade com bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+), sensor de fadiga e seletor de modo de condução DCC (que ajusta acelerador, câmbio, amortecedores e até o funcionamento do ar-condicionado) são outros equipamentos presentes no Passat 2018.

Volksvagen Passat 2018 (Foto: Divulgação)

Um detalhe curioso é que, embora seja um automóvel que pode ser considerado “de patrão”, o Passat oferece muito mais mimos para o motorista do que para quem viaja no banco traseiro. Banco com ajustes elétricos, aquecimento e memória, função Easy Entry (que recua o banco automaticamente quando a porta é aberta, facilitando a acomodação), partida por botão, volante multifunção… o condutor desfruta de tudo isso, enquanto o passageiro de trás têm à disposição ótimo espaço – tanto para as pernas quanto para a cabeça, descansa-braço central rebatível, porta-copos, saída exclusiva de ventilação e ar-condicionado (com controle de temperatura), luzes de leitura de LED e só. Nem uma conexão USB para o celular ou outro gadget está disponível. Existe apenas uma tomada do tipo acendedor de cigarros.

Essa característica é reforçada pelo bom desempenho do modelo. Durante a avaliação dinâmica, o Passat exibiu agilidade, com respostas imediatas à mais leve pressão no acelerador, enquanto o câmbio executava trocas muito rápidas, tanto no modo automático, quanto no manual. Estabilidade e baixo nível de ruído interno são outras qualidades que merecem destaque.

Volksvagen Passat 2018 (Foto: Divulgação)

Questionado se a Volkswagen pretende se tornar a nova líder do segmento de sedãs premium, Gustavo Schmidt disse que essa não é a preocupação da empresa. “Mas, se conseguirmos, tanto melhor”. Ford Fusion, Mercedes-Benz C 180 e BMW Série 3 são os principais rivais do Passat no mercado nacional, de acordo com o executivo. “Em termos de conteúdo, não tenho dúvida de que o nosso modelo é superior”, afirmou.

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, quatro cilindros em linha, transversal, 2.0, 16V, duplo comando no cabeçote, turbo, injeção direta de gasolina
Potência: 220 cv entre 4.500 rpm e 6.200 rpm
Torque: 35,7 kgfm entre 1.500 rpm e 4.400 rpm
Câmbio: Automático de dupla embreagem, seis marchas, tração dianteira
Direção: Assistência elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e multilink na traseira, com amortecedores ajustáveis eletronicamente
Freios: Discos ventilados na dianteira, sólidos na traseira
Pneus: 235/45 R18
Dimensões: Comp.4,76 metros; Larg. 1,83 m; Altur: 1,47m; Entre-eixos: 2,79
Tanque: 66 litros
Porta-malas: 586 litros (fabricante)
Peso: 1.529 kg

 

Fonte: Auto Esporte