Bem-vindo(a) a Natal Automóveis
whatsapp-logo

Volkswagen cria van elétrica para funcionar como Uber Pool

Veículo promete levar até 6 pessoas com assentos individuais, cada um com luz de leitura e porta USB, além de internet sem fio.

 

O Grupo Volkswagen lançou uma nova divisão de negócios chamada Moia, que está desenvolvendo uma minivan elétrica para ser utilizada como um serviço de transporte pessoal, semelhante ao Uber ou Cabify.

O veículo promete levar até seis pessoas com bastante espaço e assentos individuais, cada um com luz de leitura e porta USB, além de internet sem fio para todos.

O uso será por meio de aplicativo no smartphone e similar aos modos “pool”, que compartilha a viagem com outras pessoas indo na mesma direção.

 

A iniciativa aponta para uma mudança no foco das montadoras, que planejam não só vender carros, mas também oferecer seu próprio serviço de transporte pessoal – um negócio que promete ser altamente lucrativo com a chegada dos carros autônomos.

Mas a Volkswagen não vai esperar a tecnologia sem motorista e promete começar as atividades na Alemanha já em 2018, com objetivo de tirar 1 milhão de carros de circulação nas maiores cidades europeias e dos Estados Unidos até 2025.

“Mesmo que nem todos tenham um carro no futuro, a Moia ajudará a tornar todos clientes da nossa empresa de um jeito ou de outro”, afirmou o presidente da Volkswagen, Matthias Müller.

 

Outras fabricantes investem há mais tempo em start-ups de compartilhamento. BMW e Daimler já têm frotas de carros para uso compartilhado em diversas cidades da Europa e EUA.

A GM é sócia da Lyft e tem sua própria plataforma (Maven). Mas quem está na frente dessa corrida são as empresas de tecnologia Waymo, do Google, e o próprio Uber, que já testam veículos sem motorista com passageiros comuns nos EUA.

 

[Fonte: G1/AutoEsporte]