O Grupo Volkswagen e a Siemens vão colaborar em projeto de estradas eletrificadas para a circulação de caminhões híbridos de longa distância. A ideia é que os veículos sejam abastecidos por cabos aéreos, assim como acontece com trólebus, enquanto o deslocamento acontece. O programa receberá subsídio do governo alemão, com previsão de início da operação piloto já em 2019.
O Grupo Volkswagen será responsável pelo desenvolvimento dos veículos da marca Scania, enquanto a Siemens trabalhará na infraestrutura das estradas. Um dos objetivos do projeto está em encontrar forma mais sustentável para transportar bens por longas distâncias. Na Alemanha, a movimentação de produtos e insumos nas estradas gera 56 milhões de toneladas de emissões de monóxido de carbono por ano. Separadamente, tanto a Siemens quanto a Scania conduzem testes da tecnologia.
O programa piloto tem etapas previstas para os próximos três anos, com presença nas principais estradas alemãs. “A eletrificação das rodovias é uma solução viável para reduzir o impacto ambiental do transporte. Estes testes são passo importante para transformar o sistema em realidade”, observa Roland Edel, chefe de tecnologia da divisão de mobilidade da Siemens.
Fonte: Automotive Business