Posto é ocupado atualmente pela Fiat. Marca alemã promete 20 novidades até 2020.
A Volkswagen reafirmou na segunda feira do dia 22/01 que terá 20 novos produtos no Brasil até 2020. Os bons resultados do Polo, que aparece em quarto lugar na parcial de vendas de janeiro, no entanto, parecem ter animado a diretoria da empresa.
“Gostaria de chegar a liderança [em 2018]. Mas a vice-liderança eu acho que podemos chegar este ano”, afirmou o presidente da Volkswagen da América do Sul e Brasil, o argentino Pablo Di Si.
O objetivo principal é, até 2020, recuperar a liderança do mercado brasileiro, perdida há mais de uma década para a Fiat, que foi superada pela Chevrolet em 2016.
Em 2017, a Volkswagen foi a terceira fabricante que mais emplacou automóveis e comerciais leves no país, atrás da Chevrolet e da Fiat. Com 272.079 unidades vendidas, ela teve 12,53% de participação do mercado. A diferença para a Fiat foi de apenas 0,88 ponto percentual e menos de 20 mil veículos.
Para alcançar a ambiciosa meta já em 2018, a Volkswagen precisa manter o Polo entre os 5 carros mais vendidos no país e tornar o Virtus o sedã compacto premium líder de mercado – posto ocupado atualmente pelo Chevrolet Cobalt.
Mais do que isso, ele deverá roubas vendas do Chevrolet Prisma, e não perder terreno para o Fiat Cronos, que chega no início de fevereiro.
Ainda que não consiga ser vice-líder em 2018, a Volkswagen tem um cronograma bem definido de lançamentos, que devem aumentar a participação da marca dos atuais 70% de cobertura do mercado para 92% em 2020.
“Ficaremos de fora apenas do segmento de luxo, dos carros de entrada e também de alguns subsegmentos específicos”, disse Di Si.
No entanto, a inclusão de novos produtos não irá representar a contratação de novos funcionários. A empresa tem atualmente 600 colaboradores em layoff – a maior parte deles na unidade de São José dos Pinhais (PR). “Provavelmente, só voltaremos a ter necessidade de contratar em 2020”, afirmou o presidente da marca.
Hoje, a única fábrica da marca que trabalha em 3 turno é a de São Bernardo do Campo. Em Taubaté (SP) são 2 turnos, e em São José dos Pinhais, apenas 1.
A Volks espera mudar este quadro com novos produtos. Ainda este ano começa a ser produzido no Paraná o T-Cross, o SUV compacto que utiliza a mesma plataforma do Polo. Se ele fizer o sucesso esperado pela fabricante, o segundo turno pode ser ativado meses depois do início das vendas.
O presidente da Volkswagen também confirmou que a unidade de Taubaté receberá novas plataformas de veículos. “Se será a MQB, ainda não sabemos”. Atualmente, a fábrica é responsável por produzir Gol, Voyage e Up.
Certo é que a família de hatches compactos terá mudanças em 2019. Espera-se uma atualização visual para o Gol e seus derivados, Voyage e Saveiro.
Fonte: G1 | Auto Esporte